Topo

Jovem que invadiu cerimônia do Nobel da Paz continua sob custódia da polícia

Em Oslo

10/12/2014 14h33

A polícia da Noruega informou nesta quarta-feira (10) que mantém sob custódia o jovem que invadiu o palanque usado na cerimônia de entrega do Nobel da Paz, realizada na Prefeitura de Oslo, com uma bandeira do México.

O incidente ocorreu enquanto a paquistanesa Malala Yousafzai e o presidente da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, o indiano Kailash Satyarthi, recebiam a premiação.

Jovem com bandeira mexicana interrompe cerimônia do Nobel da Paz

Nas imagens divulgadas por vários veículos de comunicação noruegueses, é possível ver que o jovem se aproximou de Malala para dizer-lhe algo. O líder do Comitê Nobel o afastou até a chegada vários policiais, que o tiraram do local segundo depois.

Segundo o canal norueguês "TV2", o jovem disse à Malala para não "esquecer do México". A imprensa local especula que ele estava credenciado como jornalista no evento por carregar uma câmera no pescoço.

A mensagem e o fato de a bandeira do México estar manchada de vermelho, como se imitasse sangue, dão a entender que a manifestação pode estar conectada com o caso dos 43 estudantes desaparecidos na cidade mexicana de Iguala há meses. Mensagens semelhantes divulgadas no Twitter também foram encontradas pela "TV2".

"Tivemos um incidente não desejado durante a entrega do prêmio, protagonizado por uma pessoa que está sob nossa custódia. A situação está controlada e a polícia está comprovando agora as circunstâncias relativas ao caso", afirmaram em breve comunicado as autoridades norueguesas.