Topo

Poroshenko condecora Boris Nemtsov com maior honraria ucraniana

03/03/2015 09h25

Kiev, 3 mar (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, condecorou nesta terça-feira postumamente com a Ordem da Liberdade o líder opositor liberal russo Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira passada em pleno centro de Moscou, a poucos metros da Praça Vermelha.

"Para nós, Boris sempre será um patriota da Rússia e um amigo da Ucrânia. Demonstrou com sua vida que isto é compatível, só é preciso desejar", afirmou Poroshenko após condecorar o líder com a maior honraria que a Ucrânia concede a cidadãos estrangeiros.

Poroshenko, citado pelo site da presidência ucraniana, destacou que Nemtsov lutou tanto pela liberdade da Rússia como da Ucrânia.

"Por nossa e sua liberdade! Esta consigna histórica foi o lema vital de Boris Nemtsov. Por isso decidi o condecorar com a Ordem da Liberdade", afirmou o presidente ucraniano.

Nemtsov sempre se mostrou contrário à política do Kremlin no país vizinho, tanto na Revolução Laranja, de 2004, como na anexação da península da Crimeia e, mais recentemente, ao criticar o apoio de Moscou aos separatistas pró-Rússia.

A oposição russa tachou o caso de "assassinato político", o que faria parte de uma campanha lançada pelas autoridades contra os novos inimigos do povo russo: aqueles que se opõem à atuação do Kremlin no conflito ucraniano.

"Nemtsov foi morto pela guerra. A principal versão é que foi assassinado por sua postura antibelicista. Foi assassinado pelos que apoiam a política governista de agressão contra outros povos, incluído o da Ucrânia", disse à Agência Efe o líder do partido liberal Yabloko, Sergei Mitrokhin.

Milhares de pessoas, muitos deles com flores e velas, compareceram hoje na capela instalada no Centrou Sakharov, em Moscou, para se despedir do político opositor, que será enterrado hoje mesmo em um cemitério da capital russa.EFE

bk-aep/dk

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Poroshenko condecora Boris Nemtsov com maior honraria ucraniana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional