Topo

Chanceler iraniano afirma que houve avanços nas negociações nucleares

31/03/2015 21h47

Lausanne (Suíça), 1 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse para a imprensa que as negociações nucleares com o Grupo 5+1 - Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia, mais Alemanha - "avançaram bastante" e acrescentou que está esperançoso de poder começar a redigir o pacto nesta quarta-feira (data local).

Em entrevista para a imprensa internacional no hotel Beau Rivage Palace, às 1h30 locais (20h30 de Brasília da terça-feira), ou seja, 90 minutos após o fim do prazo estipulado, o ministro iraniano acrescentou que os países do G5+1 e o Irã esperam "terminar o trabalho (o acordo) nesta quarta-feira".

"Trabalhamos desde cedo (2h de terça-feira em Brasília), foi um dia muito cheio para todas as delegações. Evoluímos bastante, mas todos precisavam descansar", explicou o ministro.

"As partes podem recomeçar com o trabalho em breve de manhã. Espero que possamos terminar (o acordo) na quarta-feira, já começando com a redação amanhã", afirmou Zarif aos jornalistas.

De acordo com fontes diplomáticas consultadas pela Agência Efe, as deliberações sobre o programa nuclear iraniano serão retomadas amanhã, a partir das 6h locais (1h de quarta-feira em Brasília), porque há ainda aspectos não resolvidos.

O objetivo do acordo é colocar um fim a uma longa década de conflito em torno do polêmico programa nuclear da República Islâmica, temido pela comunidade internacional por causa de suas possíveis intenções militares, algo negado pelo Irã.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chanceler iraniano afirma que houve avanços nas negociações nucleares - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional