Topo

Netanyahu liga para Abbas e o cumprimenta por festividade do fim do Ramadã

Em Jerusalém

17/07/2015 14h45

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, telefonou nesta sexta-feira (17) para o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, para cumprimentá-lo pela festividade muçulmana de Eid Il Fitr, após meses sem se falarem e com as conversas de paz estagnadas há mais de um ano.

Netanyahu desejou a Abbas, que várias vezes acusou o premiê israelense de não ser "um parceiro para a paz", um feliz Eid Il Fitr, celebração que marca o fim do mês sagrado de jejum muçulmano do Ramadã.

Além disso, disse ao presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina) que "os cidadãos de Israel querem a paz", segundo um comunicado divulgado pelo escritório de Netanyahu.

O primeiro-ministro israelense também disse a Abbas que seu país continuará "atuando em busca da estabilidade regional".

As conversas de paz entre palestinos e israelenses estão estagnadas há mais de um ano, apesar dos esforços europeus e internacionais, e não há reflexos que indiquem que serão retomadas em breve.

Após ganhar as eleições em março, Netanyahu apostou em recomeçar o processo de paz, mas durante a campanha eleitoral fez uma polêmica declaração de que o Estado palestino não veria a luz enquanto ele estivesse à frente do governo israelense.