"El Chapo" é levado de volta para penitenciária de onde fugiu

Da Efe, na Cidade do México

  • Tomas Bravo/Reuters

    El Chapo é escoltado por militares ao ser apresentado na Cidade do México após captura

    El Chapo é escoltado por militares ao ser apresentado na Cidade do México após captura

As autoridades do México transferiram nesta sexta-feira (8) o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán para a penitenciária de segurança máxima de onde protagonizou uma fuga espetacular no dia 11 de julho, horas depois que o presidente Enrique Peña Nieto anunciou sua captura no estado de Sinaloa, no oeste do país.

Guzmán foi apresentado à imprensa no hangar da Procuradoria Geral da República (PGR), quando descia de um veículo militar e era transferido por fuzileiros navais até um helicóptero no qual partiu rumo à prisão, como havia anunciado minutos antes a procuradora-geral do México, Arely Gómez.

Desde que Peña Nieto anunciou sua detenção pouco após o meio-dia local, até sua apresentação aos meios de comunicação, se passaram quase dez horas nas quais Guzmán prestou depoimento e foi submetido a vários exames.

Em seguida, a procuradora-geral anunciou que Guzmán seria "levado novamente ao Centro Federal de Readaptação Número 1 do Altiplano", no município de Almoloya de Juárez, no Estado do México, próximo da capital do país, e, minutos depois, a aeronave partiu.

Esse é o mesmo presídio do qual "El Chapo" conseguiu fugir há quase seis meses por um túnel de 1,5 quilômetros de comprimento que ligava o banheiro de sua cela a uma casa abandonada fora do perímetro da prisão.

Guzmán deu seus primeiros passos no cartel de Guadalajara nos anos 1980 e foi capturado pela primeira vez em 1993, na Guatemala.

Após ser condenado a 21 anos, "El Chapo" fugiu da penitenciária de Puente Grande, no estado de Jalisco (oeste) em 2001, dentro de um carrinho de lavanderia.

A fortuna do narcotraficante chegou a ser avaliada em mais de US$ 1 bilhão, segundo a revista Forbes.

O criminoso foi novamente detido em fevereiro de 2014, em um edifício residencial do porto de Mazatlán, também em Sinaloa, e foi mandado para a prisão do Altiplano, de onde fugiu no ano passado e para onde está retornando agora.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos