Tempestade "Gertrude" deixa mais de 22 mil casas sem eletricidade

Em Dublin (Irlanda)

  • Russell Cheyne/Reuters

    Caminhão tombado aguarda por socorro na M9 (Escócia). O Reino Unido está sob alerta para severas condições climáticas com a chegada da tempestade "Gertrude"

    Caminhão tombado aguarda por socorro na M9 (Escócia). O Reino Unido está sob alerta para severas condições climáticas com a chegada da tempestade "Gertrude"

Mais de 22 mil lares e negócios estão nesta sexta-feira (29) sem eletricidade na República da Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia, em consequência dos fortes ventos provocados pela passagem da tempestade "Gertrude", informaram fontes oficiais.

O número de afetados chega a 10 mil na República da Irlanda, onde a passagem do temporal, procedente do oceano Atlântico, provocou também interrupções de estradas pela queda de árvores e obrigou o cancelamento de voos e balsas.

A companhia aérea irlandesa Aer Lingus suspendeu hoje 16 rotas domésticas nos aeroportos de Dublin (leste), Cork (sul) e Kerry (oeste), afirmou um porta-voz da antiga companhia pública.

Também a Irish Ferries se viu obrigada a cancelar suas travessias pelo Mar da Irlanda nas rotas entre os dois portos da capital irlandesa e a cidade galesa de Holyhead, oeste do Reino Unido.

Um porta-voz da companhia elétrica nacional ESB indicou que está previsto restaurar os cortes de fornecimento "mais importantes" ao longo do dia, mas informou que os ventos de até 130 km/h atingirão certas áreas.

Na Irlanda do Norte, a passagem de "Gertrude" também deixou mais de 5.000 usuários sem eletricidade, confirmaram fontes oficiais da província britânica.

O escritório meteorológico irlandês, Met Éireann, prevê que o temporal melhore ao longo do dia, mas advertiu que continuará castigando algumas zonas com fortes ventos e precipitações.

Na Escócia, outra das zonas mais afetadas, as rajadas são de 90 km/h e a tempestade deixou 7.000 lares sem eletricidade.

A Agência Escocesa para a Proteção do Meio Ambiente (Saiba, em sua sigla em inglês) anunciou que a zona conta com mais de 40 alertas de risco de inundação, enquanto espera-se que hoje "Gertrude" sacuda de novo a área com mais força.

A agência de meteorologia britânica (MET) mantém um duplo alerta amarelo e laranja na Escócia e em outras partes do Reino Unido, como a Irlanda do Norte, pelo qual avisa aos cidadãos para que estejam "preparados" perante novas rajadas de vento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos