Hillary admite vitória de Sanders nas primárias de New Hampshire

Concord (EUA), 9 fev (EFE).- A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton admitiu nesta terça-feira a vitória de seu rival, o senador Bernie Sanders, nas primárias democratas de New Hampshire, depois de apenas alguns minutos após as urnas fecharem e de todas as projeções apontarem o legislador como vencedor.

"A @BernieSanders, felicidades. A New Hampshire, obrigado. E a nossos voluntários: Estou muito agradecida pelo que construíram. Agora, vamos em frente", escreveu pessoalmente a pré-candidata democrata desde em sua conta oficial no Twitter.

A campanha de Hillary admitiu em um breve comunicado que já pensa nas próximas votações que acontecem em Carolina do Sul e Nevada, estados onde a ex-secretária de Estado tem uma vantagem substancial nas pesquisas sobre o senador.

"Após as duas primeiras disputas, um resultado já antecipado há muito tempo, a atenção se centrará inevitavelmente nos próximo dois dos primeiros quatro estados", disse o chefe de campanha de Hillary, Robby Mook.

"A indicação é muito provável que seja vencida em março, não em fevereiro, e acreditamos que Hillary Clinton está bem posicionada para construir uma liderança com os delegados, e potencialmente insuperável, no mês que vem", acrescentou.

Com quase 30% dos votos apurado, Sanders tem nas primárias de New Hampshire 57,9% dos votos, contra 40,1% da também ex-primeira-dama dos EUA.

Segundo as projeções dos principais jornais e redes de televisão americanos, no lado republicano foi o empresário Donald Trump o vencedor em New Hampshire.

Destas primeiras primárias de EUA, sairão 23 delegados republicanos e 32 democratas (incluindo "superdelegados") que representarão New Hampshire nas convenções nacionais dos partidos, quando se nomeará oficialmente o candidato democrata e republicano para o pleito de novembro.

Neste pequeno estado de Nova Inglaterra espera-se que votem nas primárias 550 mil pessoas, das quais 390 mil estão registradas como "independentes" e, ao por não estarem inscritas em nenhum partido, podem votar nas primárias republicanas ou democratas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos