Autoridades sírias iniciam preparativos para eleições legislativas

Damasco, 23 fev (EFE).- O Comitê Judicial Supremo para as Eleições (CJSE) já iniciou os preparativos para as próximas eleições legislativas na Síria, previstos para 13 de abril.

A agência de notícias oficial síria "Sana" informou o CJSE definiu os nomes de cada um de seus subcomitês nas diferentes províncias sírias.

Em entrevista à imprensa em Damasco, o presidente do CJSE, Hisham Shaar, afirmou que seu organismo será imparcial com todos os candidatos que se apresentarem e adotará os procedimentos para que os eleitores possam cumprir seu "dever constitucional".

Ontem à noite, o presidente sírio, Bashar al Assad, publicou o decreto número 63, que convocava eleições para o próximo dia 13 de abril para renovar o parlamento unicameral, de 250 cadeiras.

O mandato de quatro anos da atual Assembleia Parlamentar está a ponto de expirar, já que a última vez que houve eleição legislativa na Síria foi em 7 de maio de 2012, nas quais ganhou por maioria absoluta a aliança política do partido governante Baath.

O anúncio de ontem do presidente aconteceu pouco depois do acordo de cessar-fogo na Síria entre Estados Unidos e Rússia, que começará a valer à meia-noite de 27 de fevereiro e que foi aceito pelo Executivo de Damasco e pelo principal partido político da oposição. EFE

ssa-gb/cd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos