Pyongyang se prepara para lançar novo foguete de longo alcance, diz Seul

Seul, 23 fev (EFE).- A Coreia do Norte pode estar preparando o novo lançamento de um foguete de maior alcance do que o testado no início de mês, segundo anunciou nesta terça-feira Seul, após citar indícios de atividade em uma base norte-coreana usada para este fim.

"Existem suficientes possibilidades de que a Coreia do Norte realize um novo lançamento para alcançar seus alvos militares", manifestou hoje o ministro sul-coreano de Defesa, Han Min-koo, durante seu discurso perante a Assembleia Nacional (parlamento), recolhida pela agência local "Yonhap".

Han baseou esta afirmação na atividade observada recentemente em território norte-coreano e concretamente mencionou a elevação de uma plataforma de lançamento na base de Sohae, também conhecida como Dongchang-ri, no extremo noroeste do país.

No último dia 6 deste mês, a Coreia do Norte pôs em órbita um satélite a bordo de um foguete lançado desde esta base, algo que a comunidade internacional considera um teste encoberto de mísseis balísticos.

As últimas imagens captadas por satélite mostram que Pyongyang trabalha na renovação de suas instalações de Sohae, o que segundo Seul aponta que o regime de Kim Jong-un aspira desenvolver armas mais potentes.

O foguete lançado no último dia 6 desde a antes citada base tinha um alcance de 12 mil quilômetros, segundo a análise realizada pela Defesa sul-coreana.

O estudo de Seul concluiu que o projétil tinha a mesma forma que o foguete Unha-3, que o regime conseguiu lançar com sucesso em dezembro de 2012, um diâmetro de 2,4 metros e uma extensão de 30 metros, embora fosse mais pesado.

O lançamento de 6 de fevereiro aconteceu apenas um mês depois que Pyongyang realizou seu quarto teste nuclear subterrâneo, e suscitou a condenação da comunidade internacional e novas sanções contra o país asiático.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos