Trump comemora vitória em Nevada e diz que "dentro de pouco, o país ganhará"

Las Vegas (EUA), 23 fev (EFE).- O pré-candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta terça-feira a ampla vitória que foi projetada a ele pela imprensa do país no caucus (assembleias populares) de Nevada e assegurou que "dentro de pouco, o país ganhará".

Trump, a quem os principais meios de comunicação americanos deram uma ampla vantagem sobre seus rivais logo após o término das votações e que lidera com folga a apuração de votos, destacou que quase todos os grupos de eleitores o escolheram, entre eles os hispânicos, o que, argumentou, o deixa "muito contente".

"Dentro de pouco tempo, vocês terão orgulho de seu presidente e ainda mais orgulho de seu país", disse Trump aos presentes em sua festa de apuração.

Em seu discurso de comemoração, Trump fez várias referências à possibilidade cada vez mais real de que ele será o indicado republicano e, portanto, um dos dois candidatos à presidência, algo que poucos poderiam imaginar há um ano.

"Não esperavam que ganhássemos. Se vocês ouvem os comentaristas, eles não esperavam que ganhássemos e, de repente, estamos ganhando, ganhando, ganhando. Dentro de pouco, será o país quem ganhará, ganhará, ganhará!", disse Trump.

O magnata também destacou que as pesquisas lhe dão bons resultados nos próximos estados que vão realizar primárias e caucus na corrida republicana, como Tennessee, Arkansas e Oklahoma.

Segundo os números oficiais, com 16% das urnas apuradas, Trump obtém 46,4% dos votos, seguido de seus dois principais adversários: os senadores de origem cubana Marco Rubio (23,5%) e Ted Cruz (20,3%).

Trump obteve em Nevada seu terceiro triunfo consecutivo nos quatro processos eleitorais realizados até o momento para a candidatura presidencial do Partido Republicano, após se impor nas primárias de New Hampshire (9 de fevereiro) e Carolina do Sul (20 de fevereiro).

A única derrota do bilionário, por enquanto, aconteceu no caucus de Iowa, onde ficou em segundo lugar, atrás de Cruz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos