Trump vence caucus de Nevada, segundo projeções da imprensa dos EUA

Las Vegas (EUA), 23 fev (EFE).- O magnata e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump venceu nesta terça-feira o caucus (assembleias populares) do Partido Republicano no estado de Nevada, segundo as projeções dos principais meios de comunicação americanos.

Se as projeções forem confirmadas, Trump alcançaria seu terceiro triunfo consecutivo nas quatro prévias eleitorais do Partido Republicano para a candidatura presidencial realizadas até o momento, após se impor nas primárias de New Hampshire (9 de fevereiro) e Carolina do Sul (20 de fevereiro).

As projeções, emitidas por veículos como "CNN", "Fox News" e "NBC News", foram divulgadas pouco depois do término do caucus, às 21h locais (2h de Brasília da quarta-feira) no estado de Nevada.

Segundo a apuração oficial de 6% dos votos, Trump tem 42,9%, seguido pelos senadores de origem cubana Marco Rubio (25,2%) e Ted Cruz (20,4%).

Já os outros dois pré-candidatos, o neurocirurgião aposentado Ben Carson e o governador de Ohio, John Kasich, ficam bem atrás com 7,2% e 4%, respectivamente.

A única derrota do bilionário, por enquanto, aconteceu no caucus de Iowa, onde ficou em segundo lugar, atrás de Cruz.

Segundo as pesquisas feitas pela emissora "CNN", 86% dos eleitores que compareceram hoje ao caucus eram brancos e 8% latinos, o que significa um aumento de 60% nos eleitores hispânicos em comparação com 2012.

De acordo com a "CNN", sete de cada dez eleitores tinham decidido seu voto há mais de uma semana.

Os dados de participação total serão divulgados mais tarde, no entanto, o Partido Republicano confirmou que 37 mil pessoas se tinham registrado até o meio da tarde, um número superior ao de 2012, quando 33 mil pessoas votaram.

No entanto, esses são números pequenos se forem comparados com os 182 mil eleitores no caucus republicano do início de mês em Iowa, um estado com população similar a Nevada.

Estão em jogo em Nevada 30 delegados, que serão distribuídos proporcionalmente com base nos resultados dos candidatos, para a Convenção Republicana de julho, que acontecerá em Cleveland (Ohio) e de onde sairá o indicado do partido para concorrer à presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro.

Para ficar com a indicação republicana, um candidato terá que conseguir pelo menos 1.237 delegados em todo o país.

Em 2008 e 2012, Mitt Romney foi o vencedor no caucus republicano de Nevada.

Já pelo Partido Democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton se impôs no sábado passado no caucus em Nevada sobre seu rival, o senador por Vermont Bernie Sanders.

O ganhador das eleições presidenciais de 8 de novembro substituirá na Casa Branca o democrata Barack Obama, quem chegou ao poder em 2009 e se transformou no primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos