Topo

Cazaquistão e OTSC tratam sobre cooperação na luta antiterrorista

25/02/2016 12h49

Astana, 25 fev (EFE).- O ministro cazaque das Relações Exteriores, Erlan Idrissov, se reuniu nesta quinta-feira em Astana com o secretário-geral da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), Nikolai Bordyuzha, para tratar a ampliação da cooperação na luta contra o terrorismo.

A OTSC é formada por Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão, Tadjiquistão e Quirguistão.

"Esta cooperação abrirá uma nova dimensão na interação entre os países da OTSC e contribuirá para a iniciativa de estabelecer uma coalizão internacional antiterrorista sob o amparo da ONU", disse Idrissov, segundo o serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

Esta coalizão internacional antiterrorista foi proposta pelo presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, em setembro do ano passado perante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Na reunião de hoje, ambas as partes trocaram pontos de vista sobre diferentes temas da situação internacional, assim como trataram sobre o papel que a OTSC tem para assegurar a segurança coletiva de seus Estados-Membros.

O secretário-geral da OTSC informou sobre o progresso nas decisões tomadas pelo Conselho de Segurança Coletiva da Organização realizado em 2015 e sobre o desenvolvimento de seu sistema de resposta perante uma crise.

Idrissov e Bordyuzha falaram também da agenda da OTSC ao longo deste ano, como o Conselho de Ministros das Relações Exteriores que será realizado em julho de 2016 e o Conselho de Segurança Coletiva de Chefes de Estado da OTSC que acontecerá no final deste ano.