Topo

Coreia do Sul enviará propaganda ao Norte pela primeira vez em 10 anos

26/02/2016 08h31

Seul, 26 fev (EFE).- A Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira que começará a enviar balões panfletos de propaganda contrária ao regime dos Kim à Coreia do Norte pela primeira vez desde 2004, em resposta às recentes provas armamentícias do regime de Pyongyang.

"O material poderia começar a ser espalhado a partir de março, quando os ventos começarem a soprar na direção norte", explicou hoje um porta-voz do exército sul-coreano durante uma entrevista coletiva para anunciar a medida.

As duas Coreias, que tecnicamente permanecem em guerra há mais de 65 anos, concordaram em deixar de enviar panfletos com propaganda em 2004, durante uma etapa de aproximação entre os dois países.

A decisão sul-coreana anunciada hoje é uma resposta também ao Norte por enviar, em janeiro, vários balões carregados com folhetos que atacavam o governo de Seul.

Os exércitos dos dois países já ligaram de novo seus alto-falantes na fronteira para divulgar propaganda contrária ao vizinho.

Esta deterioração das relações intercoreanas é consequência do teste nuclear subterrâneo que Pyongyang realizou em 6 de janeiro e do lançamento, em 7 de fevereiro, de um satélite a bordo de um foguete, o que a comunidade internacional considerou um teste de mísseis encoberto.

Em resposta a estas ações, e à espera da aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de sanções mais duras contra Pyongyang, a Coreia do Sul decidiu também fechar o parque industrial intercoreano de Kaesong, uma importante fonte de receita para o regime norte-coreano.

Embora esta seja a primeira vez que o governo sul-coreano enviará propaganda em 10 anos, grupos de desertores norte-coreanos e de ativistas conservadores sul-coreanos realizaram regularmente lançamentos de balões com panfletos contrários ao regime Juché perto da fronteira dos dois países.