Topo

Primeira votação para escolher Thaçi como presidente do Kosovo fracassa

26/02/2016 15h13

Pristina, 26 fev (EFE).- Em meio a protestos da oposição nas ruas de Pristina, o parlamento do Kosovo fracassou em sua primeira tentativa de escolher nesta sexta-feira o ex-líder guerrilheiro e atual ministro das Relações Exteriores, Hashim Thaçi, como novo presidente do país.

Os manifestantes, que apoiam à oposição ultranacionalista, lançaram objetos incendiários e gás lacrimogêneo contra a polícia na frente do edifício parlamentar na capital.

Thaçi recebeu 50 votos, insuficientes para a eleição no primeiro turno, que exige pelo menos 80 dos 120 deputados que tem a Câmara. Seu rival, Rafet Rama, do mesmo partido de Thaçi, o KDP, recebeu quatro votos, enquanto 27 cédulas foram anuladas e o restante dos parlamentares não participou da votação.

Poucas horas antes, deputados da oposição tentaram impedir a escolha de Thaçi ao lançar gás lacrimogêneo durante a sessão parlamentar prévia à votação. A oposição, que boicota a eleição presidencial, está dificultando há seis meses o trabalho do parlamento com bombas de gás lacrimogêneo impedir as sessões.

Os opositores de "Vetevendosje", Aliança para o Futuro do Kosovo e Nisma consideram que a escolha de Thaçi só aprofundaria a atual crise política no Kosovo. Eles exigem a renúncia do governo porque pactuou com a Sérvia um acordo que dá mais competências à minoria sérvia no Kosovo e também protestam contra um acordo de demarcação com Montenegro que acreditam que reduz o território kosovar.

O novo presidente do Kosovo deve ser eleito antes de 7 de março, já que um mês depois expira o mandato da atual chefe do Estado, Atifete Jahjaga. Conforme as leis do país, o presidente deve ser eleito por dois terços dos atuais 120 deputados em primeiro ou segundo turnos e, de não conseguir, por maioria simples em uma terceira rodada.

O Kosovo proclamou em 2008 sua independência da Sérvia, que não reconhece, e é um dos países mais pobres da Europa.