Topo

Seções eleitorais são abertas para eleições legislativas no Irã

Iranianas fazem fila em local de votação em Qom, a 125 km da capital, Teerã - Ebrahim Noroozi/AP
Iranianas fazem fila em local de votação em Qom, a 125 km da capital, Teerã Imagem: Ebrahim Noroozi/AP

Em Teerã

26/02/2016 03h39

As eleições para o parlamento e para a Assembleia de Especialistas do Irã tiveram início na manhã desta sexta-feira (26), às 8h locais (1h30 de Brasília), um pleito marcado pela previsível vitória dos grupos moderados e reformistas em detrimento dos conservadores.

Quase 55 milhões de iranianos aptos a votar renovarão as 290 cadeiras da Assembleia Consultiva Islâmica, o Poder Legislativo do país, e as 88 da Assembleia de Especialistas, o corpo formado por clérigos xiitas cuja missão principal é escolher um novo líder supremo, caso o cargo fique vago, e controlar sua gestão.

A votação se estenderá até as 18 horas (11h30 de Brasília), mas está prevista uma ampliação desse horário caso ainda haja gente esperando para votar.

Segundo informou ontem à noite o ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli, são 4.979 candidatos no total para o parlamento e 159 para a Assembleia de Especialistas, depois que desistiram nas últimas horas cerca 1.400 de pessoas que também tinham sido autorizadas a concorrer pelo Conselho de Guardiões, o órgão encarregado de permitir ou vetar qualquer um que deseje ocupar um cargo público na República Islâmica.

Os iranianos poderão votar em 52 mil seções eleitorais distribuídas nos 207 distritos do país.

A campanha eleitoral, que durou apenas uma semana, se concentrou em temas econômicos, nos pedidos de voto útil e nas tentativas dos conservadores de desprestigiar os aliados do presidente Hassan Rohani, favoritos para reafirmar no parlamento a progressiva abertura do país.