Topo

Hillary Clinton ganha primárias na Carolina do Sul, segundo projeções

27/02/2016 21h41

Washington, 27 fev (EFE).- A ex-secretária de Estado Hillary Clinton venceu neste sábado o senador por Vermont Bernie Sanders nas primárias democratas da Carolina do Sul, segundo as projeções das principais redes de televisão locais.

Com esta vitória, Hillary obtém a maioria dos 53 delegados que estavam em jogo neste estado e soma três vitórias nas primárias e caucuses disputados até agora, contra uma de Sanders.

As redes de televisão apontam para uma "fácil vitória" de Hillary logo após fechar as mesas de votação na Carolina do Sul e sem esperar sequer os primeiros resultados oficiais, algo que as pesquisas mostravam.

Há uma semana, Hillary tinha levado 20 dos 35 delegados que havia em jogo nos caucuses (assembleias populares) de Nevada, e no dia 2 de fevereiro 23 dos 42 delegados dos realizados em Iowa.

Já Sanders venceu em New Hampshire em 9 de fevereiro, obteve 19 delegados, contra os nove da ex-primeira-dama e favorita das pesquisas para a candidatura presidencial democrata.

Hillary recebeu um apoio quase unânime dos chamados "superdelegados", votos vinculados ao aparelho do partido que podem pender a balança na convenção democrata, e tem um total de 505 delegados, contra 71 de Sanders no total.

Os eleitores de Hillary reunidos no quartel-general da pré-candidata democrata receberam a notícia e esperam o discurso de vitória que se espera da ex-secretária de Estado.