Disputas tribais após eleições em Uganda deixam pelo menos nove mortos

Campala, 29 fev (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram neste fim de semana em disputas tribais pelos resultados das eleições locais na região fronteiriça de Bundibugyo, no oeste de Uganda, informaram nesta segunda-feira à Agência Efe fontes das forças de segurança.

Os enfrentamentos surgiram por causa de uma disputa pela presidência de um conselho local e, segundo essas fontes, as mortes não estariam relacionadas com a polêmica vitória eleitoral do presidente Yoweri Museveni, que está há 30 anos no poder.

Bundibugyo, que faz limite com a República Democrática do Congo (RDC), é uma zona na qual os rebeldes islamitas das Forças Democráticas Aliadas (ADF, em inglês) operaram durante anos, embora a polícia também tenha descartado o envolvimento do grupo.

As primeiras investigações revelaram que os enfrentamentos começaram depois que a Comissão Eleitoral declarou vencedor um candidato independente e dias depois se corrigiu e proclamou outro ganhador.

As eleições presidenciais, que ocorreram em 18 de fevereiro em Uganda, estiveram marcadas pelas acusações de fraude dos principais candidatos da oposição, que criticaram Museveni por amedrontar seus seguidores.

O principal opositor, Kizza Besigye, que obteve 35% dos votos, o melhor resultado em duas décadas, foi detido pelo menos cinco vezes nas últimas duas semanas, inclusive no mesmo dia das eleições.

Outro candidato, Amama Mbabazi, anunciou recentemente que apresentará uma denúncia na Suprema Corte por suposta manipulação durante o pleito.

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE-UE) em Uganda pediu na semana passada às autoridades eleitorais que publiquem "sem demora" os resultados do pleito presidencial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos