Bombardeios dos EUA matam 8 membros da Al Qaeda e 2 civis no Iêmen

(Atualiza com novos ataques).

Sana, 27 mar (EFE).- Pelo menos oito supostos integrantes da Al Qaeda e dois civis morreram neste domingo em três ataques de drones americanos na região de Al Mahfad, na província de Abian, no sul do Iêmen, informaram à Agência Efe fontes tribais.

Dois dos ataques tiveram como alvo uma concentração de supostos terroristas na cidade de Al Hadn, na região de Al Mahfad, no leste de Abian, onde além dos oito mortos houve vários feridos, acrescentaram as fontes.

O terceiro ataque aconteceu contra um rancho de apicultura fora da cidade e causou a morte de dois civis que trabalhavam no local.

Vários drones americanos realizaram cinco ataques aéreos contra instalações da Al Qaeda na cidade de Zinyibar, capital da província de Abian, e sua periferia, disseram à Efe vários habitantes da cidade controlada pelo grupo terrorista. As fontes acrescentaram que os ataques deixaram mortos, mas não ofereceram mais detalhes.

Quatro dos ataques tiveram como alvos a sede do Conselho Municipal, um edifício de um tribunal, a sede do aparelho de segurança político e a do partido socialista do Iêmen, no centro da cidade, situada 60 quilômetros ao leste de Aden, sede provisória do governo iemenita. O quinto ataque aconteceu contra uma instalação militar, acrescentaram as fontes.

A região de Al Mahfad é um reduto da Al Qaeda no sul do Iêmen. No dia 6 de fevereiro, Al Qaeda na Península Arábica (AQPA) reconheceu a morte de um de seus líderes, Jalal Blaidi, junto a cinco de seus companheiros em um bombardeio de avião não-tripulado americano, na província de Shebua, vizinha a Abian.

A organização aproveitou a deterioração da segurança devido ao atual conflito no Iêmen para se expandir nas áreas do sul do país, que foram recuperadas nos meses anteriores pelas forças leais ao presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi após expulsar os rebeldes houthis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos