Arábia Saudita liberta 109 milicianos houthis em troca de 9 soldados sauditas

Riad/Sana, 28 mar (EFE).- A coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes houthis do Iêmen trocaram nove soldados sauditas por 109 milicianos houthis capturados na fronteira entre os dois países, informou nesta segunda-feira o porta-voz dos rebeldes houthis, Mohammed Abdel Salam, e a agência de notícias saudita, "SPA".

Segundo a "SPA", o comando da coalizão disse em comunicado que a troca de prisioneiros foi realizada "dentro do estado de calma anunciado em 8 de março" e mostrou sua esperança de que "a tranquilidade comece a se estender para as demais zonas de conflito no Iêmen".

Nesse sentido, o comando da aliança militar explicou que a calma abre o caminho para intensificar a chegada de ajuda humanitária a todo o território iemenita, e respaldou os esforços promovidos pela ONU para se chegar a uma solução política para o conflito no Iêmen.

Em um breve comunicado, Abdel Salam, por sua vez, explicou que a troca de prisioneiros aconteceu no último domingo.

No dia 8 de março, a coalizão árabe entregou sete iemenitas em troca de um soldado saudita que tinha sido capturado pelo movimento rebelde xiita dos houthis na fronteira comum.

A troca aconteceu dentro de um "pacto de calma" alcançado em 8 de março entre a coalizão árabe e os houthis, com a mediação de chefes de tribos iemenitas, e que abrange somente a região fronteiriça comum.

A aliança militar árabe começou em 26 de março de 2015 seus ataques aéreos e, posteriormente, suas operações terrestres contra os houthis, em uma tentativa de restaurar o poder ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Diante da estagnação do conflito, os grupos rivais se comprometeram a respeitar um cessar-fogo a partir do próximo dia 10 e a retomarem as conversas de paz no dia 18, no Kuwait.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos