Exército sírio e EI se enfrentam perto de Palmira

Beirute, 28 mar (EFE).- O Exército sírio e o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) se enfrentam nesta segunda-feira nos arredores da cidade de Al Qariatain, ao sudoeste de Palmira, depois que os soldados governamentais retomaram ontem essa cidade monumental.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos apontou que há informações não confirmadas de um avanço das Forças Armadas, que poderiam ter recuperado o controle de vários montes na periferia de Al Qariatain.

Os combates entre ambas as partes estão acompanhados de bombardeios da aviação síria e da russa.

O Exército sírio está imerso em uma ofensiva contra os jihadistas no leste da província central de Homs, fronteiriça com o Iraque, onde no domingo retomou o controle de Palmira, cujas ruínas greco-romanas são Patrimônio Mundial da Unesco.

O EI tinha conquistado Palmira e outras zonas dessa região em um ataque em maio passado.

Em agosto, os jihadistas tomara o domínio de Al Qariatain, situado junto à estrada que une a parte oriental de Homs com a periferia de Damasco.

Nessa população, na qual há uma grande comunidade cristã, o EI sequestrou mais de 200 civis, cujo paradeiro é desconhecido desde então.

Enquanto isso, o Exército sírio está desativando as minas colocadas pelo EI na cidade de Palmira, também segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG acrescentou que as Forças Armadas sírias podem ter reabilitado o aeroporto militar de Palmira e que helicópteros militares estariam já utilizando o mesmo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos