Dois dos colaboradores de Abdeslam entraram na Europa através da Grécia

Atenas, 29 mar (EFE).- Dois dos colaboradores de Salah Abdeslam, detido há dez dias na Bélgica por seu papel nos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, passaram pela Grécia, publicou a imprensa local baseada em informações da polícia.

Sofiane Ayari, detido junto com Abdeslam en 18 de março na operação antiterrorista da polícia belga em Molenbeek, e de Naeem Al Hamed - ainda foragido.

Hamed teria participado, segundo a imprensa belga, do atentado de semana passada no aeroporto de Bruxelas.

Ambos entraram na Europa em 20 de setembro de 2015 através da ilha grega de Leros usando passaportes sírios falsos.

Dias depois viajaram, segundo a polícia, ao porto ateniense do Pireo e de lá seguiram viagem para a Europa central, onde se reuniram com Abdeslam na noite de 2 para 3 de outubro de 2015 na cidade alemã de Ulm.

Abdeslam, por sua vez, chegou em agosto de barco a Patras, na Grécia ocidental, desde o porto italiano de Bari, e voltou à Itália dias depois pelo mesmo caminho.

Fontes policiais gregas citadas pela imprensa confirmaram que o suicida do metrô de Bruxelas, Khalid El Bakraoui, viajou em 23 de agosto de 2015 de avião da capital belga à cidade italiana de Treviso, e de lá foi do aeroporto de Veneza a Atenas, em um voo da companhia de baixo custo Volotea.

Nessa viagem El Bakraoui utilizou documentos belgas e não foi considerado suspeito pelas autoridades italianas nem pelas gregas.

Não é a primeira vez que são divulgadas passagens de terroristas jihadistas pela Grécia.

Um dos suicidas que participou dos ataques terroristas de 13 de novembro em Paris e que morreu nos arredores do Stade de France chegou à ilha grega de Leros em 3 de outubro de 2015.

Dois de seus colaboradores, que entraram na Europa no mesmo dia e pela mesma ilha, foram localizados e detidos em 10 de dezembro de 2015 na cidade austríaca de Salzburgo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos