Emboscada de insurgentes deixa 3 policiais mortos e 6 feridos na Tailândia

Bangcoc, 29 mar (EFE).- Pelo menos três policiais morreram e outros seis ficaram feridos nesta terça-feira em uma emboscada de insurgentes muçulmanos a um veículo policial no sul da Tailândia, região que sofre há décadas com um conflito armado com o movimento separatista islâmico.

Fontes policiais citadas pelo jornal local "Nation" indicaram que a emboscada aconteceu em um trecho da estrada que passa pela aldeia Moh Sawa, no centro da província de Narathiwhat.

Os rebeldes lançaram uma granada contra o 4x4 da polícia, que saiu de estrada e bateu em uma árvore, e depois dispararam com armas automáticas contra os ocupantes.

Mais de 6.500 pessoas morreram no sul da Tailândia desde que o movimento separatista muçulmano retomou a luta armada em 2004, após uma década de relativa paz.

Os atentados com armas leves, assassinatos e ataques com explosivos se repetem periodicamente desde então nas províncias sulinas de Pattani, Yala e Narathiwat, de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar do desdobramento de 40 mil membros das forças de segurança e a vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos