Batida de trens deixa 106 feridos na Costa Rica

(Atualiza o número de feridos e acrescenta informações).

San José, 8 abr (EFE).- Uma colisão frontal na última sexta-feira (8) entre dois trens em San José, a capital da Costa Rica, deixou um total de 106 feridos, um acidente cujas causas serão investigadas pelas autoridades, informaram fontes oficiais.

A Cruz Vermelha reportou que mais de 15 unidades de resgate se deslocaram até o local do acidente, no distrito de Pavás, na zona oeste da capital. Os socorristas e o pessoal do corpo de bombeiros atenderam 245 pessoas, que foram avaliadas ali mesmo. Deste total, 106 pacientes foram transferidos para hospitais.

O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, afirmou que o acidente é "lamentável" e que é preciso aumentar os investimentos para que o país tenha meios de transporte mais modernos.

Além disso, o líder costa-riquenho disse aos jornalistas que as autoridades realizarão uma investigação para determinar as causas do acidente.

"O acidente é lamentável e precisamos de explicações. Precisamos de mais capacidade de investimento para que seja possível desenvolver um sistema ferroviário mais moderno", disse Solís.

O presidente do Instituto Costa-riquenho de Ferrovias (Incofer), encarregado do serviço, Guillermo Santana, disse aos jornalistas que tudo indica que o acidente foi causado por um "erro humano" na comunicação, mas esclareceu que é preciso realizar uma investigação porque a situação é "muito séria".

"Não vamos poupar recursos e esforços para esclarecer isto. A falta de comunicação por rádio coloca a perder todo o controle que temos do serviço", declarou Santana.

O serviço só conta com uma linha, por isso existem cruzamentos para que um trem mude de via momentaneamente enquanto a outra composição continua sua rota. A hipótese mais forte das autoridades indica que esta mudança não aconteceu hoje, aparentemente por falta de comunicação entre os maquinistas, o que teria originado o acidente.

Um dos trens realizava a rota do oeste ao leste de San José e o outro fazia exatamente o oposto pela mesma linha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos