Topo

Ataques do EI matam 14 soldados e milicianos iraquianos

23/04/2016 13h21

Bagdá, 23 abr (EFE).- Pelo menos 14 soldados e milicianos xiitas morreram neste sábado e dezenas ficaram feridos em ataques com carro-bomba e explosivos perpetrados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Al-Anbar, no oeste do Iraque.

Uma fonte de segurança em Al-Anbar informou à Agência Efe que várias bombas explodiram na passagem de um comboio das forças de segurança na zona, ao oeste de Ramadi, a capital provincial.

As explosões causaram a morte de oito militares e membros da milícia xiita Multidão Popular e deixaram 14 feridos.

Outros quatro soldados morreram e 15 ficaram feridos em um atentado com carro-bomba contra uma patrulha na zona de Al Carma, ao leste da cidade de Faluja, segundo a fonte.

O EI reivindicou em comunicado este último atentado e elevou a 40 o número de uniformizados mortos.

Segundo a versão do grupo jihadista, quando o Exército tentou avançar para a linha de combate em Al Carma, eles responderam enviando um carro-bomba conduzido por um suicida, que explodiu no meio dos militares.

Além disso, dois soldados morreram e outros seis ficaram feridos, entre eles um comandante das forças especiais, em enfrentamentos com o EI na zona de Al Dulab, ao oeste de Ramadi.

Os bombardeios da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos mata pelo menos 21 jihadistas em Al Dulab e Al Falahat, também nos arredores de Ramadi.

As tropas governamentais recuperaram o controle de Ramadi no final de 2015 e desde então lutam contra o EI para expulsar seus combatentes de Al-Anbar e voltar a impor a autoridade do Executivo central em toda a região.

O grupo jihadista conquistou amplos territórios do Iraque em junho de 2014 e proclamou um califado neste país e na vizinha Síria, onde também domina zonas do norte, leste e centro.