Topo

Fogueiras de festividade judaica provocam série de incêndios em Jerusalém

Bombeiros trabalham para apagar focos de incêndio que se alastram por Jerusalém - Ahmad Gharabli/AFP
Bombeiros trabalham para apagar focos de incêndio que se alastram por Jerusalém Imagem: Ahmad Gharabli/AFP

26/05/2016 13h08

O acendimento de fogueiras por toda Jerusalém para a festividade judaica do Lag Baômer, provocou uma série de incêndios por toda a região, o que obrigou as autoridades as acionar equipes de resgaste e esvaziar casas.

Um dos incidentes mais alarmantes aconteceu no assentamento de Ramot, no nordesde da cidade, onde as pessoas que moram nos imóveis mais próximos de onde a celebração acontecia, tiveram que deixar a região, até que as chamas fossem extinguidas, conforme divulgou a polícia de Israel.

Nas imediações da cidade de Mevaseret Sion, a poucos quilômetros de Jerusalém, também foi declarado incêndio que, por enquanto, não ameaça qualquer área residencial, embora haja dificuldade de conter o fogo.

No bairro de Gilo, no sudeste da cidade, cinco casas foram evacuadas, e uma mulher teve que ser atendida por causa da fumaça que inalou.

De acordo com a organização que faz proteção de florestas e espaços verdes em Israel, a maioria dos incêndios foi provocado por causa de fogueiras mal apagadas por ocasião da festa de Lag Baômer, que marca um dos dias mais significativos da mística judaica.

Nos dias que antecederam a celebração, as autoridades locais tinham pedido cuidado a população ao apagar as chamas, devido os intensos vendavais, que poderiam alastrá-las.