Forças árabes, yazidis e curdas repelem ataques do EI no norte do Iraque

Mossul (Iraque), 30 mai (EFE).- Uma força integrada por combatentes árabes e yazidis repeliu nesta segunda-feira um ataque do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) ao oeste da cidade iraquiana de Mossul, no norte do Iraque, enquanto tropas curdas frearam outro ataque no Curdistão iraquiano.

O deputado Abderahim al Shomari, fundador da milícia dos clãs árabes Shomar na região de Rabiah, ao oeste da cidade de Mossul, informou à Agência Efe que suas forças e as Unidades de Defesa do Povo Yazidi repeliram o ataque dos jihadistas contra a cidade de Moyama Un Zebian.

Esta população pertence ao distrito de Sinjar, cerca de 120 quilômetros ao oeste de Mossul e próxima à fronteira com a Síria, onde vive a maior parte da minoria yazidi, de etnia curda e cuja religião se baseia no zoroastrismo.

No ataque, que derivou em enfrentamentos que duraram mais de três horas, morreram 19 terroristas do EI e outros ficaram feridos, e vários de veículos do grupo foram destruídos.

O parlamentar lembrou que a formação da força paramilitar Shomar aconteceu há cerca de quatro meses em Rabiah e conseguiu, com o apoio dos yazidis, libertar várias aldeias do controle do EI, entre elas Um Yris, Um Zebian e Albu Frif.

Um comandante das tropas curdas "peshmerga", Rashad Kalali, informou à Efe que seus homens repeliram um ataque do EI contra unidades curdas cerca de 25 quilômetros ao sul de Erbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano.

O ataque lançado por dezenas de jihadistas, entre eles terroristas suicidas, teve como alvo a aldeia de Abu Shita, dependente do distrito de Al Kuir, e nos intensos confrontos morreram ou sofreram ferimentos 19 membros do EI no total.

Os ataques ocorrem depois que ontem as tropas curdas libertaram várias aldeias próximas a Mossul, capital da província de Ninawa no norte do Iraque, no marco de uma ampla ofensiva contra o EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos