Topo

Silvio Berlusconi passa por cirurgia no coração em hospital italiano

Após a cirurgia, Berlusconi, que em setembro completará 80 anos, deverá ficar 48 horas em observação - Stefano Rellandini/Reuters
Após a cirurgia, Berlusconi, que em setembro completará 80 anos, deverá ficar 48 horas em observação Imagem: Stefano Rellandini/Reuters

Em Roma

14/06/2016 06h01

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi está sendo submetido a uma cirurgia no coração nesta terça-feira (14) por conta de uma insuficiência aórtica severa, que levou a sua internação na semana passada.

A intervenção cirúrgica começou às 8h locais (3h de Brasília) no hospital milanês de "San Raffaele" e tem previsão de durar aproximadamente quatro horas, divulgou o centro médico.

O responsável pela operação é o cirurgião Ottavio Alfieri, um dos principais cardiologistas da Itália, acompanhado pelo médico de confiança de Berlusconi, Alberto Zangrillo.

O objetivo da intervenção é substituir a válvula aórtica - que separa o coração da aorta e que se abre e fecha para permitir que o sangue flua para o resto do corpo - por uma biológica.

Após a cirurgia, Berlusconi, que em setembro completará 80 anos, deverá ficar 48 horas em observação.

Antes de entrar na sala de cirurgia, Berlusconi esteve reunido com seu advogado, Niccolò Ghedini, e com o presidente da Mediaset, Fedele Confalonieri, e recebeu a visita de quatro de seus cinco filhos - Marina, Piersilvio, Bárbara e Eleonora -, segundo a imprensa local.

Ontem, o empresário divulgou um comunicado onde dizia estar "naturalmente preocupado" com a cirurgia, enquanto agradecia as várias declarações de apoio que recebeu de vários políticos do país.

Há dez anos, Berlusconi foi operado em uma clínica em Cleveland, nos Estados Unidos, para a implantação de um marca-passo.