Ecologistas processam EUA por exploração de petróleo em reserva ambiental

Miami, 27 jul (EFE).- Grupos de ecologistas americanos entraram com um processo nesta quarta-feira contra o Serviço de Parques Nacionais (NPS) do governo dos Estados Unidos por autorizar a exploração de gás e petróleo na reserva ambiental Big Cypress National Preserve, no estado da Flórida.

A exploração, em mais de 285 quilômetros quadrados, põe em risco de extinção animais da Flórida, ameaça o abastecimento de água potável da região e, além disso, teria um impacto negativo para o turismo ecológico, questionaram os ambientalistas.

"As companhias de petróleo e gás não têm espaço em nossos parques e reservas nacionais", afirmou Alisson Kelly, advogada do Conselho de Defesa de Recursos Naturais, ao anunciar a ação.

Os grupos criticaram as permissões concedidas no início do ano à companhia Burnett, com sede no Texas, sem levar em consideração o impacto ambiental que produziria na reserva, que fica a 72 quilômetros ao oeste de Miami.

Além disso do Conselho, o processo foi apresentado pelo Centro para a Diversidade Biológica, a Associação Nacional de Conservação de Parques, a Conservação do Sudoeste da Flórida, a Earthworks e a Associação de Áreas Silvestres do Sul da Flórida.

"O governo federal deve proteger a Big Cypress para o povo americano e não permitir que uma empresa de energia suja a transforme em uma área industrial", afirmou Kelly.

Segundo os ambientalistas, a reserva é um dos últimos habitats para espécies em risco de extinção, como a pantera da Flórida, mamífero mais ameaçado no leste dos EUA, com apenas 180 delas vivendo em estado selvagem.

Eles temem que a exploração sísmica realizada pela atual companhia seria o primeiro passo no desenvolvimento petroleiro destrutivo, que poderia levar à perfuração, à fratura hidráulica - "fracking" - e outros processos que causam impactos negativos para a vida silvestre, o habitat e a água.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos