Topo

Forças iraquianas libertam centro de Al Qayara após combates com o EI

25/08/2016 09h31

Mossul (Iraque), 25 ago (EFE).- As forças iraquianas tomaram nesta quinta-feira o controle do centro da cidade de Al Qayara, no terceiro dia de ofensiva para expulsar o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) desta estratégica cidade da província de Ninawa (norte).

Segundo um comunicado do Comando de Operação para a Libertação de Ninawa, as tropas conseguiram entrar no coração de Al Qayara e içar a bandeira iraquiana sobre o complexo governamental onde fica o Conselho Local.

Dezenas de jihadistas, entre eles suicidas e franco-atiradores, morreram nos combates que levaram à libertação do centro da cidade, informou o Comando, que não detalhou o número de baixas nas fileiras governamentais.

O esquadrão antibombas começou a retirar os cinturões explosivos amarrados aos corpos dos terroristas e a desativar as bombas que os combatentes do EI colocaram em ruas e prédios.

As forças iraquianas perseguem agora os jihadistas, alguns dos quais fugiram da cidade através de túneis, enquanto outros foram achados escondidos em casas de civis.

Nas operações participaram forças antiterroristas e tropas da 9ª Brigada Blindada do Exército iraquiano, que contaram com o apoio das aeronáuticas do Iraque e da coalizão internacional.

O domínio de Al Qayara, situada a cerca de 55 quilômetros ao sul da cidade de Mossul, é necessário para abrir as portas à ofensiva final para libertar a "capital" do EI no Iraque.