Guadalajara bate recorde do Guinness com mosaico gigante de chapéus típicos
Guadalajara, capital do Estado mexicano de Jalisco, bateu nesta sexta-feira o Recorde Guinness ao reunir o "maior mosaico de chapéus típicos do mundo" com 2.684 peças, uma atividade que dá início ao Encontro Internacional do Mariachi e da Charrería (rodeio), que será realizado até o dia 4 de setembro.
A cidade superou a marca anterior, imposta no mês passado em Calgary, Canadá, com 2.036 chapéus de caubói, informaram os organizadores.
Carlos Tapia, fiscal oficial do Guinness World Records para o México e América Latina, disse que esta cidade é "pioneira" na imposição deste tipo de marca ao conseguir oito de forma consecutiva.
"Todo ano, Guadalajara sempre cria algo novo e propõe coisas diferentes para bater algum recorde", disse Tapia.
Os "sombreros" de cores preto, cinza e branco, foram colocados durante vários dias em um mural de 14 metros de altura para formar a figura de duas pessoas vestidas com trajes típicos mexicanos unidas por um grande chapéu típico.
As peças são feitas em tecido e fibra de vidro que vão desde 25 centímetros até quase um metro de diâmetro e foram desenhadas especialmente para serem colocadas neste mosaico na Praça Libertação.
Até agora Guadalajara tem o recorde do maior número de mariachi tocando juntos, marca atingida duas vezes; o de casais dançando com trajes típicos ao som do mariachi, e o da maior concentração de cortadores de agave, planta com a qual se elabora a tequila, entre outros.
O Encontro Internacional do Mariachi e da Charrería reúne 22 mariachis da Europa e da América em 300 atividades culturais públicas, que durante 10 dias se estenderão por diversos municípios de Jalisco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.