Guadalajara bate recorde do Guinness com mosaico gigante de chapéus típicos

Em Guadalajara

  • Héctor Guerrero/AFP

    Dançarinos fazem performance diante do mosaico feito com sombreros em cerimônia do Guinness em Guadalajara, no México

    Dançarinos fazem performance diante do mosaico feito com sombreros em cerimônia do Guinness em Guadalajara, no México

Guadalajara, capital do Estado mexicano de Jalisco, bateu nesta sexta-feira o Recorde Guinness ao reunir o "maior mosaico de chapéus típicos do mundo" com 2.684 peças, uma atividade que dá início ao Encontro Internacional do Mariachi e da Charrería (rodeio), que será realizado até o dia 4 de setembro.

A cidade superou a marca anterior, imposta no mês passado em Calgary, Canadá, com 2.036 chapéus de caubói, informaram os organizadores.

Carlos Tapia, fiscal oficial do Guinness World Records para o México e América Latina, disse que esta cidade é "pioneira" na imposição deste tipo de marca ao conseguir oito de forma consecutiva.

"Todo ano, Guadalajara sempre cria algo novo e propõe coisas diferentes para bater algum recorde", disse Tapia.

Os "sombreros" de cores preto, cinza e branco, foram colocados durante vários dias em um mural de 14 metros de altura para formar a figura de duas pessoas vestidas com trajes típicos mexicanos unidas por um grande chapéu típico.

As peças são feitas em tecido e fibra de vidro que vão desde 25 centímetros até quase um metro de diâmetro e foram desenhadas especialmente para serem colocadas neste mosaico na Praça Libertação.

Até agora Guadalajara tem o recorde do maior número de mariachi tocando juntos, marca atingida duas vezes; o de casais dançando com trajes típicos ao som do mariachi, e o da maior concentração de cortadores de agave, planta com a qual se elabora a tequila, entre outros.

O Encontro Internacional do Mariachi e da Charrería reúne 22 mariachis da Europa e da América em 300 atividades culturais públicas, que durante 10 dias se estenderão por diversos municípios de Jalisco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos