Topo

Nona depressão avança rumo à Flórida e Gastón vira furacão de categoria 3

31/08/2016 10h56

Miami (EUA), 31 ago (EFE).- A nona depressão tropical da temporada de ciclones no Atlântico se situa nesta quarta-feira no sul do Golfo do México e vai em direção ao noroeste da Flórida, nos Estados Unidos, onde se aproximará na quinta-feira e pode tocar terra com força de furacão.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA indicou em seu boletim mais recente que a nona depressão tropical está a 400 milhas (645 km/h) de Apalachicola, na Flórida, e a 420 milhas (675 km/h) de Tampa, no litoral oeste deste estado.

A depressão se movimenta lentamente rumo ao norte com uma velocidade de translação de 2 milhas por hora (4 km/h) e, segundo um provável padrão de trajetória, o centro da depressão "se aproximará do noroeste do litoral da Flórida na tarde da quinta-feira".

A nona depressão apresenta ventos máximos sustentados de 35 milhas por hora (55 km/h).

Os cientistas do NHC, com sede em Miami, dizem que a depressão se fortalecerá nas próximas 48 horas, se transformará hoje em tempestade tropical e "pode estar perto de ter força de furacão no momento em que toque terra".

"A combinação de ressacas perigosas e maré farão com que as áreas normalmente secas perto do litoral possam ficar inundadas por uma alta das águas rumo ao interior desde a costa", advertiu o NHC, especialmente "ao longo da costa do Golfo da Flórida desde Aripeka à "Indian Pass"".

Enquanto isso, o furacão Gastón, que avança sobre águas abertas do Atlântico em direção às ilhas Açores, voltou a ganhar status de furacão de categoria 3, com ventos máximos sustentados de 120 milhas por hora (195 km/h), mas não ameaça zonas povoadas.

O ciclone Gastón se encontra a 850 milhas (1.365 km/h) quilômetros ao leste das Bermudas e a 1.335 milhas (2.150 km/h) ao oeste das Açores.

Se desloca em direção nordeste a 9 milhas por hora (17 km/h), rumo que deve manter nos próximos dias.