Forte terremoto na Nova Zelândia gera leve tsunami, mas sem causar danos

Sydney (Austrália), 2 set (EFE).- O terremoto de 7,1 graus de magnitude na escala Richter que sacudiu nesta quinta-feira a costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia gerou um leve tsunami que não causou danos, informaram veículos de comunicação locais.

O alerta de tsunami que estava vigente para Ilha Norte, incluindo a costa leste e a cidade de Auckland, foi cancelado pouco depois, mas a Defesa Civil ainda pede que a população evite o litoral entre Northland e Gisborne, segundo a emissora "Newstalk".

O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico indicou que o tremor gerou ondas de 21 centímetros durante 16 minutos e recomendou que se mantenha a precaução nas áreas do litoral.

O terremoto, um dos mais fortes na Nova Zelândia, teve seu epicentro 167 quilômetros ao nordeste de Gisborne e uma profundidade de 30,7 quilômetros, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica no mundo.

Nas horas seguintes foram registradas várias réplicas, entre elas uma de 6,2 graus e espera-se que a tendência continue nos próximos meses, segundo a Agência Geológica Neozelandesa (GNS).

"A previsão é de uma sequência contínua (de sismos) de magnitude 5 e 4", disse Bill Fry, sismólogo da GNS, em declarações citadas pelo jornal "New Zealand Herald".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos