Japão terá novo sistema de alarme para lançamentos de mísseis norte-coreanos

Tóquio, 7 set (EFE).- O governo do Japão está em processo de instalar um novo sistema de alarmes para emitir avisos de maneira mais ágil e detalhada sobre os lançamentos de mísseis da vizinha Coreia do Norte, informou nesta quarta-feira a emissora pública local "NHK".

O atual sistema de emergência que o Japão possui cada vez que o regime de Pyongyang realiza testes com mísseis, chamado J-Alert, notifica os governos locais se a trajetória dos projéteis possa atingir o território japonês.

A nova rede de resposta também alerta apara todas as aeronaves que estão no espaço aéreo japonês e todos os navios que estejam navegando dentro da Zona Econômica Especial (EEZ: espaço que se estende cerca de 370 quilômetros da costa) do Japão.

Através do novo protocolo, o Escritório do Gabinete japonês informará ao Ministério de Transporte, à Guarda Costeira e da Agência de Pesca, que em seguida, avance para transmitir os dados relevantes.

A instalação deste novo sistema foi lançado dois dias depois que a Coreia do Norte lançasse três mísseis de médio alcance que atingiram as águas do Japão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos