Queda de túnel em Gaza deixa 1 morto e 3 feridos

Gaza, 29 set (EFE).- Um palestino morreu e outros três ficaram feridos nesta quinta-feira na queda de um túnel na cidade de Beit Hanoun, ao norte de Gaza e próxima à fronteira com Israel, informaram fontes médicas na Faixa.

O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf al Qedra, identificou o falecido como Ahmed Mayatt, de 30 anos, embora tenha omitido os nomes dos feridos, que tentaram escapar quando o túnel começou a desabar.

Segundo fontes locais, os quatro são milicianos do movimento islamita Hamas, à frente do governo na Faixa, um dado que não foi confirmado pelo grupo.

Desde o começo do ano, mais de 20 palestinos morreram nos desabamentos dos túneis subterrâneos nos quais trabalhavam.

Desde que Israel impôs um ferrenho bloqueio a Gaza em 2007, aumentou enormemente a construção de túneis na Faixa, tanto rumo ao território egípcio (para o contrabando de produtos e armas), como para Israel ou internos para uso geralmente militar.

Entre os materiais cuja entrada em Gaza é impedida por Israel estão o cimento e outros materiais de construção, que as autoridades israelenses consideram de uso duplo e temem que o Hamas e outros grupos os empreguem para construir os corredores.

A destruição dos túneis subterrâneos foi uma das principais razões pelas quais Israel lançou a operação militar contra as milícias palestinas em Gaza em 2014, que se estendeu durante 50 dias e causou a morte de mais de 2.200 palestinos, dois terços deles civis, e 73 israelenses, 67 deles soldados.

Neste ano Israel anunciou o descobrimento de novos túneis em seu território na região fronteiriça com a Faixa, pela primeira vez desde 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos