Estado Islâmico executa pelo menos 30 civis no oeste do Afeganistão

Cabul, 26 out (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) executou pelo menos 30 civis que foram capturados na província de Ghor, no oeste do Afeganistão, supostamente em represália pela morte de um de seus comandantes pelas tropas afegãs, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes oficiais locais.

"Nossas fontes de inteligência e muitas pessoas na área onde aconteceu o massacre nos confirmaram que cerca de 30 civis foram assassinados pelo Estado Islâmico, todos morreram por tiros", disse à Efe, o porta-voz do governador da província de Ghor, Abdul Hai Khtibi.

O porta-voz não descartou que o número de mortos possa subir.

O chefe do Conselho Provincial, Fazalhaq Ihsan, disse que já resgataram 27 corpos, "todos eles pobres camponeses, agricultores e pastores", disse.

O governador da província, Ghulam Nasir Khazea, afirmou que os assassinatos dos civis, entre eles, agricultores e crianças, aconteceram na noite passada, no norte da cidade de Ferozkoh, capital de Ghor.

Segundo o governador, os civis tinham sido capturados durante a coleta de lenha e levados para vales próximos controlados tanto pelo EI como pelos talibãs.

Khazea explicou que os membros do EI mataram os civis como vingança pela morte ontem, por parte das forças de segurança afegãs, de um de seus comandantes, identificado como Farooq, e outros dois insurgentes.

De acordo com o governador, as mortes dos insurgentes aconteceram durante uma operação onde as tropas afegãs buscavam recuperar milhares de ovelhas que tinham sido roubadas pelos membros do EI, quando aconteceu o confronto.

As forças de segurança afegãs intensificaram nos últimos meses as ações contra o EI depois que os jihadistas realizaram no final de junho um ataque mortal em Cabul, onde 80 pessoas que participavam de uma manifestação de uma minoria xiita hazara acabaram morrendo.

O Estado Islâmico reivindicou há duas semanas um ataque em um templo xiita da capital afegã que deixou 18 mortos e mais de 50 feridos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos