Topo

Forças iraquianas entram na cidade de Al Shura, na parte sul de Mossul

29/10/2016 11h22

Erbil, 29 out (EFE).- Forças do Exército e da polícia do Iraque entraram neste sábado na cidade de Al Shura, capital do município do mesmo nome e principal ponto defensivo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), como parte da ofensiva contra a cidade de Mossul.

O chefe das operações para a liberação de Mossul, Nayem Abdullah Al Jabouri, disse à Agência Efe que os soldados mataram e impediram o avanço de um número indeterminado de combatentes jihadistas.

Os combates continuam e as forças iraquianas conseguiram detonar cinco carros-bomba, dois deles conduzidos por suicidas, acrescentou Al Jabouri. O porta-voz militar se mostrou otimista de que nas próximas horas seja possível anunciar a libertação da cidade.

As forças iraquianas começaram neste sábado uma ofensiva terrestre contra a cidade de Ao Shura, situada 40 quilômetros ao sul de Mossul, e seus arredores, após intensos bombardeios aéreos e da artilharia nos dias anteriores.

Milhares de pessoas abandonaram a região desde sexta-feira para fugir dos combates, em direção a Al Qayara, situada 55 quilômetros ao sul de Mossul.