Topo

Explosão de gás em mina de carvão na China deixa 15 mortos

31/10/2016 13h22

Pequim, 31 out (EFE).- Um explosão de gás em uma mina de carvão no sudoeste da China matou 15 mineiros nesta segunda-feira, enquanto outros 18 continuam presos no local, que fica localizado na Prefeitura de Chongqing, segundo informaram as autoridades locais.

A explosão aconteceu às 11h30 local (1h30, em Brasília) na mina de Jinshangou, na cidade de Laisu, no distrito de Yongchuan, quando 35 mineiros trabalhavam nas galerias.

Dois deles conseguiram escapar a tempo e o resto ficou preso. Mais de 200 bombeiros, policiais e trabalhadores especialistas em resgate buscam os presos, enquanto as autoridades ordenaram ao resto de minas da Prefeitura que parem com suas operações e se submetam a controles de segurança.

A insegurança em algumas minas é uma das denúncias mais frequentes na China, com 171 mortos em acidentes em 45 minas de carvão no ano passado, segundo números da Administração Nacional de Energia.

Perante o excesso de capacidade da indústria, sobretudo da do carvão e aço, a China se propôs a fechar neste ano mais de mil minas de carvão obsoletas, com uma produção total de 60 milhões de toneladas.

No entanto, muitos acidentes no país ocorrem em jazidas que operam ilegalmente e que não contam com as medidas de segurança mais básicas, e que seguem operando apesar do plano de Pequim de reduzir a produção de carvão.