Autoridades e rebeldes acertam pacificar 2 localidades perto de Damasco

Beirute, 26 nov (EFE).- As autoridades e os rebeldes sírios alcançaram dois acordos para pacificar as localidades de Khan al-Shih e Al-Tall, nos arredores de Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos neste sábado.

O grupo destacou que a expectativa é de que nas próximas horas centenas de combatentes opositores saiam de Khan al-Shih, 25 quilômetros ao sul da capital síria, após o pacto assinado entre as facções locais e os leais ao governo sírio.

Os milicianos evacuados e suas famílias irão para a província de Idlib, controlada quase totalmente por grupos islâmicos e insurgentes. Os rebeldes que quiserem permanecer deverão regularizar sua situação legalmente.

Um acordo semelhante foi conseguido hoje em Al-Tall, 15 quilômetros ao norte de Damasco. O pacto contempla a entrega das armas por parte dos insurgentes e a saída daqueles que desejarem, a regularização da situação legal dos que ficarem, a abertura das estradas que conduzem a Al-Tall e a criação de um corpo de segurança transitório integrando pelos moradores.

Nos últimos anos, as autoridades pactuaram regras parecidas com grupos islâmicos e rebeldes em distintas partes do país, que pacificaram zonas como Homs e outras áreas nos arredores da capital. EFE

ssa/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos