Exército sírio avança em Aleppo ao usar todo tipo de armas, afirmam rebeldes

Beirute, 28 nov (EFE).- O avanço do exército do regime sírio e de seus aliados na cidade de Aleppo, no norte do país árabe, foi conseguido porque as tropas "estão utilizando todo tipo de armas, algumas proibidas internacionalmente", disse nesta segunda-feira à Agência Efe o porta-voz da organização insurgente Agrupamento Fastaqim, Omar Saqar.

A fonte, que se encontra na metade leste da cidade, explicou por telefone que as autoridades e seus aliados bombardearam nos últimos dias o leste de Aleppo com todo tipo de armamento como "barris de explosivos que continham gases tóxicos, mísseis Grad com napalm e bombas de fragmentação".

O progresso dos soldados e dos milicianos pró-governo também foi possível graças ao "silêncio da comunidade internacional para os crimes" que se estão sendo cometidos em Aleppo, ressaltou o porta-voz.

Nesse sentido, Saqar indicou que os aliados do presidente sírio, Bashar al Assad, estão fornecendo vários tipos de armas, em referência à Rússia e ao Irã, enquanto "os amigos do povo sírio só desempenharam o papel de espectador".

As forças armadas sírias tomaram o controle total de setor norte da zona leste de Aleppo, após conquistarem vários distritos que estavam em poder dos insurgentes.

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada curdo-árabe, também conquistaram algumas áreas do nordeste da cidade.

O porta-voz rebelde explicou que atualmente há combates entre os efetivos governamentais e as facções opositoras nas imediações do bairro de Al Sajur e em partes de Jabal Bedro.

Aproximadamente 10 mil civis fugiram da metade leste e se dirigiram para áreas de Aleppo controladas pelas autoridades e ao distrito de Al Sheikh Maqsud, que está nas mãos das FSD.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos