Topo

Forças de segurança avançam por Mossul e matam líder jihadista local

31/12/2016 07h49

Mossul (Iraque), 31 dez (EFE).- As Forças de Segurança iraquianas avançaram neste sábado pelo bairro Al Quds 2, onde mataram o líder da região e do distrito vizinho de Al Karama, identificado como Salem Jamal Nasser Suleiman, informou à Agência Efe o subcomandante das forças antiterroristas Abdelwahab al Saadi.

De acordo com o subomandante, as tropas antiterroristas entraram nesta madrugada em Al Quds 2, após recuperar Al Quds 1 em combates "sangrentos" com as forças jihadistas do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Segundo o oficial, nos confrontos, que ainda continuam, morreram dezenas de combatentes do EI. No entanto, não foram revelados detalhes sobre possíveis baixas no Exército iraquiano. Al Saadi explicou que o líder local do EI morto nos combates também era conhecido como Abu Hayer.

O Exército iraquiano reiniciou na quinta-feira a ofensiva contra o EI dentro da cidade de Mossul, onde as tropas entraram pela primeira vez no final de novembro.

Esta nova fase da operação para tomar Mossul dos jihadistas começou após a chegada de reforços do Exército e da Polícia à capital de Ninawa, para assegurar as zonas retomadas e permitir que as forças antiterroristas se concentrem em recuperar novos setores.

Antes de embarcarem na nova etapa, as forças da coalizão internacional destruíram todas as pontes sobre o rio Tigre, para evitar que os jihadistas, que controlam totalmente os bairros ocidentais, enviassem reforços, armas e carros-bomba aos combatentes que resistem na parte oriental.