Topo

EUA executam acusado de matar 2 traficantes após venda de pedra de crack falsa

Christopher Chubasco Wilkins, primeira pessoa a ser executada nos EUA em 2017 - AFP Photo/Departamento de Justiça Criminal do Texas
Christopher Chubasco Wilkins, primeira pessoa a ser executada nos EUA em 2017 Imagem: AFP Photo/Departamento de Justiça Criminal do Texas

Em Austin (EUA)

11/01/2017 23h39

O Estado do Texas, nos Estados Unidos, executou nesta quarta-feira (11) Christopher Chubasco Wilkins, um réu de 48 anos, condenado à morte pelo assassinato de duas pessoas que no ano de 2005 lhe venderam uma pedra por US$ 20, o fazendo acreditar que era crack.

Wilkins foi declarado morto às 18h29 (horário local, 22h29 de Brasília) após receber uma injeção letal na prisão de Huntsville, conforme relatado pelo Departamento de Justiça Criminal do Texas.

Antes de ser executado, Wilkins recusou seu direito de pronunciar suas últimas palavras.

Wilkins cometeu o crime em 28 de outubro de 2005 em Fort Worth (Texas), logo após deixar a prisão, onde cumpriu pena por posse ilegal de armas.

Neste dia, Christopher Wilkins conheceu dois homens, Willie Freeman, 44, e Mike Silva, 33, que o enganaram, oferecendo um cascalho de pedra por US$ 20, dizendo que era crack.

No momento em que Freeman começou a zombar dele por ter sido enganado, Wilkins o matou a tiros e, em seguida, também assassinou Mike porque "estava aí", segundo sua confissão. Depois jogou os corpos em uma vala.

Christopher também confessou que o dia anterior dos dois assassinatos tinha matado outro homem identificado como Gilberto Vallejo durante uma briga de bar provocada por uma disputa pelo telefone público do estabelecimento.

Em sua declaração, ele explicou que, quando fica furioso, "não pensa no que está fazendo". "Estou ciente de que não são boas decisões, mas faço do mesmo jeito", disse.

No julgamento, realizado em 2008, Wilkins disse no tribunal que não se importava de ser condenado à morte.

Desta forma, Christopher Wilkins se tornou no primeiro executado do ano nos Estados Unidos.

Na próxima semana, o Estado da Virgínia pretende executar Ricky Gray, por matar sete pessoas em 2006.