Comboio do chefe do governo líbio apoiado pela ONU é atacado em Trípoli

Trípoli, 20 fev (EFE).- Homens armados dispararam nesta segunda-feira em Trípoli contra o comboio do presidente do chamado governo de unidade apoiado pela ONU, Fayez al-Sarraj, em um ataque que não deixou feridos, informaram à Agência Efe fontes de Segurança.

Segundo as fontes, a tentativa fracassada de atentado aconteceu quando o comboio seguia em alta velocidade próximo à sede do parlamento.

Junto a al-Sarraj viajavam Abdel-Rahman Suwaihli, presidente do Conselho de Estado, um órgão que atua como Senado promovido também pela ONU, e o chefe de Segurança Nacional do citado governo, Abdel-Rahman al Tawil.

"No ataque ficaram feridos dois guarda-costas", acrescentaram as fontes, sem dar outros detalhes.

Em meados de agosto do ano passado, os serviços de Inteligência líbios controlados pelo governo de unidade asseguraram ter frustrado uma tentativa de atentado contra al-Sarraj planejada por uma suposta célula vinculada ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Os agentes identificaram o líder da célula como Abu Moaz al Ansari, de nacionalidade líbia, e disseram que o plano era assassinar al-Sarraj no interior da sede do governo.

A tentativa fracassada de atentado de hoje acontece em meio a um crescente clima de tensão em Trípoli, cidade sem lei que se assemelha a um conjunto de "bantustões", no qual cada partido político ou milícia impõe sua lei.

A autoridade está, em teoria, nas mãos do governo de unidade formado pela ONU no início de 2016 como parte do acordo de reconciliação nacional assinado na cidade marroquina de Skhirat.

A realidade, no entanto, diz que o verdadeiro poder é exercido por três milícias dirigidas por dois senhores da guerra com interesses conflitantes - Haitham Al Tajouri e Abdel Rauf Kara - e o grande mufti Sheikh Sadeq al-Gheriani.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos