Ex-chefe de governo de Hong Kong é preso preventivamente por conduta indevida

Hong Kong, 20 fev (EFE).- Um tribunal ordenou nesta segunda-feira a prisão preventiva do ex-chefe de governo de Hong Kong Donald Tsang, depois que o ex-líder foi declarado culpado por conduta indevida e à espera do anúncio de sua sentença, que poderá ser de um máximo de sete anos de prisão.

Tsang, de 72 anos, é o funcionário de mais alta categoria que enfrenta um julgamento penal na história de Hong Kong, em relação ao uso de uma luxuosa cobertura de três andares na vizinha cidade chinesa de Shenzhen.

O ex-principal responsável do governo regional entre 2005 e 2012 enfrentou um julgamento de um mês e meio acusado de conduta indevida e suborno.

Na sexta-feira passada, um tribunal da cidade declarou Tsang culpado de uma das duas acusações de conduta indevida e se absteve de decidir sobre o último (suborno) perante a falta de acordo no júri, por isso que pode voltar a ser julgado.

O júri popular que decidiu sobre o caso considerou Tsang culpado por ter negociado com um destacado acionista da empresa Digital Broadcasting Corporation (DBC), Bill Wong Cho-bau, a aprovação pública de várias licenças de emissão digital para sua companhia entre 2010 e 2012, quando Tsang estava à frente do governo.

Aparentemente, o empresário tinha alugado do chefe do Executivo um apartamento de luxo na cidade de Shenzhen a um baixo preço e havia remodelado e decorado gratuitamente a casa em troca dessas licenças.

A Comissão Independente contra a Corrupção (ICAC, por sua sigla em inglês) iniciou a investigação contra Tsang em 2012.

Tsang se transformou no segundo chefe do governo de Hong Kong em 2005 depois que seu antecessor, Tung Chee-hwa, renunciasse ao cargo e foi reeleito no pleito de 2007.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos