Três suspeitos de planejar atentado terrorista são detidos na França

Paris, 21 fev (EFE).- Três homens foram detidos nesta terça-feira pela polícia francesa em Clermont-Ferrand, em Marselha e na região de Paris, suspeitos de planejar um atentado terrorista, informaram veículos de imprensa locais.

O jornal regional "La Montagne" indicou em seu site que em Clermont-Ferrand a operação começou no início da manhã no bairro de Fontaine du Bac, com a captura de um indivíduo, que teve seu apartamento e sua garagem revistados por membros do esquadrão antibomba, que chegaram de helicóptero.

Os serviços secretos franceses, que monitoraram os suspeitos durante meses por estarem planejando viajar a zonas controladas por grupos jihadistas na Síria, decidiram atuar por considerar que os três homens avançavam em seus planos de atentado, indicou a emissora "BFMTV".

A Procuradoria de Paris, competente em casos de terrorismo, tinha lançado em janeiro uma investigação preliminar.

Nas comunicações interceptadas pelos investigadores da direção geral da Segurança Interior (DGSI), além de falar de projetos de atentado, os suspeitos mostraram vínculos com um conhecido jihadista francês, Rachid Kassim, dado como morto desde o início do mês em uma operação americana na Síria.

Segundo a rádio "France Info", o homem detido em Clermont-Ferrand tem 27 anos, o de Marselha 18 e o da região de Paris 30.

A França, que está em estado de emergência desde os atentados de 13 de novembro de 2015, vive uma ameaça terrorista que se materializou em repetidas ocasiões desde então.

No último dia 3 de fevereiro, um egípcio de 29 anos atacou com um facão militares que faziam a segurança do museu do Louvre e feriu um deles aos grito de "Alá é grande".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos