Milícias xiitas matam mais de 50 membros do EI no oeste de Mossul

Erbil (Iraque), 22 fev (EFE).- Membros da milícia xiita Multidão Popular mataram nesta quarta-feira 52 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e recuperaram dois povoados perto de Tal Afar, ao oeste da cidade de Mossul, no norte do Iraque.

Em comunicado, a Multidão Popular também informou que bombardeios lançados por aviões do Exército do Iraque mataram um líder do EI em Tal Afar, identificado como Amar Mostafa Youssef.

Segundo os números divulgados no comunicado, as operações da milícia provocaram a morte de 47 terroristas, além de outros cinco franco-atiradores. Outros 18 teriam ficado gravemente feridos.

Também foram destruídos nos ataques 13 carros-bomba e morteiros. A Multidão Popular também encontrou armazéns de munições do Estado Islâmico na região.

O comunicado destacou que o hospital de Tal Afar está cheio de mortos e feridos do EI. A direção da unidade pede mais apoio médico e uma retirada rápida dos corpos.

No dia 19 de fevereiro, o Iraque deu início a uma ofensiva contra a parte oeste de Mossul, que segue nas mãos do Estado Islâmico. A metade leste foi reconquistada pelas tropas governamentais em janeiro.

As agências humanitárias preparam ajuda e espaço para receber entre 250 mil e 400 mil civis que podem fugir da cidade pelos combates.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos