Topo

Aviação iraquiana bombardeia Estado Islâmico na Síria

24/02/2017 10h45

Bagdá, 24 fev (EFE).- A aviação iraquiana bombardeou "com sucesso" alvos do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria, informou nesta sexta-feira o primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi.

"Demos ordens ao comando da Força Área para que bombardeasse posições do EI em Husaiba (Iraque) e Al Bukamal, em território sírio", precisou um comunicado divulgado pelo escritório de Al Abadi.

Segundo a nota oficial, os terroristas que foram alvo dos bombardeios na Síria estavam por trás dos últimos atentados na capital iraquiana, Bagdá, embora não tenha especificado quais.

Já o Comando das Operações Conjuntas, integrada pelos diferentes corpos de segurança e pelo Exército iraquianos, informou em comunicado que aviões F16 bombardearam alvos do EI na Síria esta manhã, em resposta a "operações terroristas" do grupo em Bagdá.

A nota se refere a dois atentados contra concessionárias de carros em Al-Bayaa e Al Hubibiya, nos quais morreram 51 pessoas e dez, respectivamente, em meados de fevereiro.

Após as investigações pertinentes, "os terroristas foram localizados e atacados pela Força Área iraquiana", que destruiu "esconderijos e sedes do EI totalmente", acrescentou o comunicado.

O comando militar ressaltou que o Iraque "é capaz de alcançar todos os lugares onde estão os terroristas", inclusive além de suas fronteiras.

As forças iraquianas fazem frente aos jihadistas em seu território e atualmente desenvolvem uma ampla ofensiva contra o EI no norte do Iraque, onde o grupo ainda controla a parte ocidental da cidade de Mossul, da qual tomou o controle em junho de 2014.