Topo

Forças iraquianas entram em 2 novos bairros do oeste de Mossul

26/02/2017 10h06

Erbil (Iraque), 26 fev (EFE).- As Forças de Segurança do Iraque conseguiram entrar neste domingo em dois novos bairros do oeste de Mossul, no norte do país, controlados pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), enquanto continuam os combates em outras áreas da cidade.

O chefe das operações para a libertação da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, Abdul Amir Rashid Jarallah, garantiu em um comunicado que a Polícia Federal iraquiana lançou um ataque contra os extremistas no distrito de Al Juseq, após libertar "grandes partes" do bairro de Al Tayaran".

Jarallah acrescentou que a operação continua de acordo com os planos previstos e com a agenda traçada anteriormente, mas não ofereceu mais detalhes a respeito.

Por outro lado, as forças antiterroristas se entrincheiraram no bairro de Wadi Hajar, considerado um dos principais redutos dos extremistas na zona oeste de Mossul.

Além disso, Jarallah acrescentou que os militares continuam realizando buscas em diferentes partes do bairro de Al Maamun, onde os combates prosseguem, nos quais as forças governamentais contam com cobertura aérea da aviação iraquiana e das forças da coalizão internacional, comandada pelos Estados Unidos.

No último dia 19, as forças iraquianas deram início à terceira fase da operação para libertar Mossul, mas não entraram nos primeiros bairros desta parte da cidade até o dia 23, quando investiram contra os distritos de Tel al Raman e de Al Maamun.

Ontem, mais de 1.500 pessoas fugiram deste bairro, na primeira grande operação de retirada de civis.

O ataque contra a margem ocidental do rio Tigre, ainda em poder do EI, acontece depois da libertação dos bairros do leste da cidade, dos quais os jihadistas foram expulsos em janeiro.