Forças iraquianas libertam 2 bairros e tomam ponte no oeste de Mossul

Erbil (Iraque), 27 fev (EFE).- As Forças de Segurança do Iraque assumiram o controle nesta segunda-feira de uma ponte sobre o rio Tigre e de dois bairros do sudoeste de Mossul, mas ainda enfrentam alguns focos de resistência dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

O chefe das Forças de Resposta Rápida, Zamer al Hosseini, garantiu para a Agência Efe que os bairros de Al Tayaran e Al Juseq, situados ao norte do aeroporto da cidade, foram "libertados completamente".

Hosseini acrescentou que, graças a esses avanços, conseguidos após três dias de intensos combates, as forças de segurança alcançaram a "Quarta Ponte", situada mais ao sul de Mossul.

As forças da coalizão destruíram todas as passgens sobre o rio Tigre, que ligavam os bairros do leste com os do oeste de Mossul, durante a operação para libertar os distritos orientais da cidade, em dezembro e janeiro, para evitar que os jihadistas enviassem reforços e armas.

Segundo Hosseini, as forças de segurança fazem buscas em ambas as áreas em busca de combatentes do EI que estejam escondidos em túneis construídos para a defesa da cidade, assim como de franco-atiradores e veículos-bomba.

No dia 19 de fevereiro, as forças iraquianas começaram a ofensiva sobre o oeste de Mossul, que, ao que tudo indica, será muito complicada devido à elevada densidade populacional da região, composta por bairros populares de ruas estreitas e mercados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos