Topo

Nobel da Paz tem 318 candidatos em 2017, segundo número mais alto da história

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu o Nobel da Paz em 2016 - NTB Scanpix/Lise Aaserud/Via Reuters
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu o Nobel da Paz em 2016 Imagem: NTB Scanpix/Lise Aaserud/Via Reuters

Em Copenhague

02/03/2017 18h20

O Prêmio Nobel da Paz deste ano tem 318 candidatos, o segundo número mais alto da história, informou nesta quinta-feira (2) o Comitê Nobel da Noruega.

O prêmio só teve mais candidatos no ano passado, quando chegou ao recorde de 376 indicados. Do total de concorrentes em 2017, 215 são indivíduos e 103 são organizações.

Segundo o testamento do sueco Alfred Nobel, criador do prêmio, podem ser designados candidatos ao Nobel da Paz catedráticos de universidades de Direito, História e Ciências Políticas, parlamentares, antigos laureados e membros de tribunais internacionais, entre outros.

O Comitê Nobel da Noruega somente publica o número total de candidatos e não confirma os nomes.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi o vencedor do prêmio no ano passado por seus "decididos esforços" para levar a paz ao país após 52 anos de conflito armado.

O Nobel da Paz, cujo vencedor será anunciado em outubro, é o único que não é entregue em Estocolmo, mas sim em Oslo, por desejo expresso de Alfred Nobel.