Polícia identifica terrorista de Londres como Khalid Masood, de 52 anos

Londres, 23 mar (EFE).- O terrorista que ontem matou três pessoas e deixou 29 feridos em Londres, antes de ser abatido pela polícia, foi identificado como Khalid Masood, de 52 anos, informou nesta quinta-feira a Scotland Yard.

A Polícia Metropolitana de Londres afirmou que Masood, britânico nascido no condado de Kent (sudeste da Inglaterra), já tinha sido condenado por agressões violentas e posse de armas, mas não por questões relacionadas com o terrorismo.

Masood não estava atualmente sob investigação policial e não existia informação de inteligência que apontasse que estava preparando um ataque terrorista.

Sua primeira condenação remonta a 1983, por "danos criminosos", e o último antecedente que aparece nas fichas da polícia é de 2003, por posse de uma arma branca.

As forças de segurança acreditam que Masood era o motorista que se lançou ontem a bordo de um veículo 4x4 contra a multidão que caminhava pela ponte de Westminster e apunhalou depois um policial que protegia o parlamento britânico.

Masood vivia atualmente em West Midlands, o condado do centro da Inglaterra onde se encontra a cidade de Birmingham, segundo a Scotland Yard.

Durante a noite passada, a polícia revistou diversos domicílios em Londres, Birmingham e outros pontos do país, em uma investigação que envolve centenas de agentes e na qual foram detidas oito pessoas até o momento.

A empresa de aluguel de veículos Enterprise confirmou hoje que o veículo usado no atentado de ontem contra o parlamento de Westminster foi alugado em Solihull, ao sudeste de Birmingham.

As três vítimas mortais do ataque de ontem são o policial britânico Keith Palmer, a mulher de origem espanhola Aysha Frade e o turista americano Kurt Cochran.

Dos 29 feridos no atentado, 12 foram hospitalizadas e sete estão em estado crítico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos